terça-feira, 13 de março de 2007

Verão na Praça




Apesar de não ser a melhor época do ano, toda semana tem plantinha nova na praça. Neste verão plantamos jambolão, pitangueira, cerejeira, nespereira, amendoeira, corticeira, jerivá, palmeira leque, goaibeira, araçazeiro e muitas aroeiras!

Plantios, podas, regas e muita força pra empurrar o carrinho de cortar grama foram atividades deste verão. Além de tábuas novas para o banquinho .E muita briga para que as pessoas não largassem
caliça, restos de poda e vários tipos de lixo
na área verde, além de
outras tantas
conversas para tentar convencer

motoristas de caminhão - e até
de patrola - para não passarem por cima das mudinhas ou quebrar galhos das árvores maiores. O verão está terminando, mas estas atividades continuam pelo ano todo. E cada vez mais pessoas podem aproveitar
a sombra, a vista da Serra do Mar,
a paisagem, o pôr do sol
na Praça das Aroeiras!
(fotos : Adriana, Fábio, Rita e Júlia)




3 comentários:

Anônimo disse...

Beti!
Quanto tempo!

Pois bem, essa é a primeira vez que me manifesto a respeito da Praça e do 'blog'. Os dois estão excelentes! Tanto o 'blog' como a Praça.

Não sei se tu recordas, mas lá em Erexim (Capital da amizade e 'o maior pecado' de Torres Gonçalves!) adotei uma praça - Praça Margarida Caldart. Elaboramos e executamos, a SMMA-Erexim e eu, um pequeno projeto, bem básico, para o plantio de árvores nativas, apenas. Isso ocorreu por volta de novembro/2006.

Foram plantadas as seguintes mudas: pitangueira (2), canafístula (1), guapuruvu (1), ingá-feijão (2), canela-do-mato (1), paineira (1), espirradeira (2) e ainda azaléia (50, para enchimento). Desde então, vinha mantendo o local limpo, adubando e podando as árvores.

Concluindo quase, desde fevereiro não havia mais visitado a Praça Margarida Caldart, pois voltei a residir na Capital, porém na Páscoa (abril/2007) fui a Erexim visitar os familiares, aproveitando para dar um pulo lá e checar o desenvolvimento das plantas.

Todas as plantas cresceram de maneira expetacular, magnífica, exuberatnte! Sendo que o que mais me surpreendeu foi o tamanho que encontrei a paineira, que estava gigante! Uma árvore de verdade, com tronco principal e copa formada.

Então, me perguntei o seguinte: "será que lá na praia isso também se daria bem?". Beti, já tentamos plantar alguma paineira por aí? Eu não lembro. Poderíamos tentar, achei fantástica a velocidade com que ela cresceu lá, sendo que não seria a melhor época para o plantio, foi exatamente no verão, sendo que não as reguei nenhuma vez sequer, apenas com água da chuva.

Bom, vou guardar algumas palavras para a próxima vez. Em breve apareço por aí. Achei muito bom os textos e as fotos, e apareço em algumas inclusive. Numa delas, reconheci meus pés e minha 'havaianas'!

Até!
Beijo

Beti Copetti disse...

Não só os pés e as havaianas, muitas árvores plantadas por ti também!
Volte sempre!!!
Ao blog e à praça!

..Arquivos..impertinentes disse...

Amei essa praça, Beti!!! è tudo que qualquer ser humano precisa pra viver melhor e em paz!!! Vc vive em um paraíso, amiga!!!
Muito lindo!!!
bjkas
Andréa
: )
flor.de.maracuja