segunda-feira, 20 de julho de 2009

As frutíferas


Muito muito tempo sem aparecer por aqui, mas a preocupação e cuidados com a praça continua.
Novas árvores foram plantadas, algumas das antigas já morreram. Ontem, foi dia de plantar jambolão, goiabeira, amoreira, pitangueiras e esta muda aqui em cima, que apesar do Igor ter dito várias vezes o nome, não consegui gravar! Sei que é nativa do Rio Grande do Sul.

Na semana passada eu já tinha plantado vários galhos de amoreira de uma poda que fiz aqui em casa. Geralmente planto em vasos antes, mas desta vez foi direto para o chão, em covas onde antes já tinha plantado mudas de outras árvores, mas que não vingaram. O verão foi muito seco, e muitas mudas não conseguiram se desenvolver. Mas agora tem previsão de muita chuva pela frente. Vamos esperar...

As mudas de ontem foram plantadas entre as acácias da praia, que já começam a morrer, como esta na foto acima. Outra igual foi derrubada por um ciclone. Estas têm vida curta, e foram plantadas pra barrar o vento. No mesmo lugar outras estão crescendo, como esta sarandi, que perde as folhas no inverno e antes ficam com esta linda cor.


....................
................................................
.....................


Agora temos uma placa na praça, dizendo que é proibido jogar lixo ali. E de plantão ao lado da placa, a Brisa, minha companheira na hora de encarar os que pretendem sujar o espaço verde.



A placa foi colocada pela prefeitura no começo de junho, quando veio uma equipe com operadora de roçadeira e um tratorista para cortar o capim, que já estava muito alto. Infelizmente, algumas mudinhas também foram abatidas, como esta palmeirinha. Mas ela já está se recuperando e hoje vi que já tem folha nova.

Um comentário:

Rita Queiroz disse...

Muitas coisas!

Aos poucos as coisas acontecem não é mesmo? Nós tbm andamos um pouco distante da praça, ainda bem que o Igor apareceu e fez novas plantações neste final de semana, boa sorte pras novas mudinhas que vão enfrentar esse ciclone que esta previsto para o meio da semana!!

bjocas!