terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Adotamos a praça !



São 23h32min do dia 15 de janeiro de 2007.

Começo aqui uma espécie de diário da praça que adotamos em frente à nossa casa, na praia Marina, em Xangri-lá, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de um terreno destinado a área verde no momento do loteamento, mas que ficou só no mapa.

No início, plantamos duas acácias e dois eucaliptos exatamente em frente ao nosso terreno. Já tinha uma casuarina, plantada pelo próprio loteador ao longo das ruas. Mas quem conhece as praias gaúchas, sabe que o vento nordeste, chamado de nordestão, varre tudo, e impossibilita o crescimento de quase qualquer planta. A casuarina - abominada pelos locais, verdadeiros "arvoricidas" (meu neologismo para destruidores compulsivos de árvores) - consegue, como poucas, resistir ao vento, crescer, não quebrar nem cair com os frequentes ciclones que atingem a região. Pois ela foi uma das escolhidas para fazer uma barreira e proteger outras mudas que começaram a ser plantadas.

3 comentários:

Júlia Copetti de Queiroz disse...

Parabéns! Por ter feito sozinha e por ter tido iniciativa de iniciar um diário da nossa praça!

Não existia nada além de meia dúzia de casuarinas, hoje está cheio de arvores que incrivelmente colocamos redes!
Espero que todos gostem de acompanhar o desenvolvimento da praça e que todos da região se beneficiem com ela!

Boas sorte Mãe!

Rita Queiroz disse...

Ehhh!! adorei, muito bonito o formato do blog, adorei que tu fez tudo sozinha!!
A nossa praça é muito bacana, com muitas aroeiras, muitas acácias da praia, alguns jacarandás, eucaliptos, um banco, lugar nas arovres para por redes, e ainda tem uma vista incrivel do por do sol na serra do mar! bjo bjo e boa sorte nesse novo blog!

Beti Copetti disse...

É, foram plantados alguns jacarandás também. Mas eles ainda precisam ser convencidos de que podem crescer aqui.