segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Praças e Praças


Neste fim de semana a prefeitura e a associação comunitária inauguraram uma praça aqui perto, com show (Vitor Hugo, Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto - ambos na foto acima), e que fez o pessoal se entusiasmar e até dançar! Teve discursos emocionados, festa, cachorro quente e balas para as crianças. A praça, que já era cuidada pela Associação dos Moradores de Marina-Maristela, foi remodelada - foram cortadas todas as casuarinas que estavam lá dando sombra para as pessoas e para os carros no verão-, recebeu brinquedos para as crianças e teve mudas de árvores plantadas e butiazeiros replantados.







E na sua extensão na beira-mar, uma cerca de tocos ( que reciclaram antigos postes de luz) com flores e folhagens na frente, com o objetivo de impedir que o vento traga a areia das dunas para a rua e para a praça. Também uma espécie de caixa - uma escada de concreto com pedras irregulares por cima, pra absorver as ondas que costumam destruir o calçamento e calçadas na beira-mar.



Em seu discurso, o prefeito Celsinho anunciou a construção da "praça aqui mesmo, mas acima da avenida Paraguassu". Sabem qual é? É esta aqui mesmo. A que chamo de Praça das Aroeiras e onde estamos plantando árvores já há alguns anos.
Aplaudi na hora. Afinal, trata-se de uma área grande e não temos condições de cuidar de toda ela. Depois, me bateu um baita medo de que cortem nossas árvores. Será?

NOSSA PRAÇA


Contei aqui como é difícil fazer as árvores crescerem aqui, por causa do vento muito forte. No verão tem o nordestão constante e no outono e inverno os ciclones que derrubam placas de propaganda, também quebram galhos das árvores ou mesmo derrubam as árvores.
Por isto, depois de muitos anos plantando e vendo morrer as mudas, é que optamos pelas casuarinas e acácias da praia para formar uma barreira contra o vento e permitir que as árvores nativas, de flores e de frutas pudessem crescer. E está funcionando.
Casuarinas e acácias não são árvores nativas, é certo. Mas somente com elas é que conseguimos fazer uma proteção para que as nativas começassem a crescer. E a acácia da praia não tem uma vida longa mesmo, dura, sete, oito, dez anos. Mas está dando sombra, adubando a terra - que antes era só areia e capim baixo - e muita gente já aproveitou pra sentar no banquinho que fizemos, pra aproveitar o ar fresco, quando o calor do verão empurra as pessoas para perto das árvores.

E será que serão derrubadas todas elas? O que vocês, que me visitam aqui, pensam disto? Por favor, deixem suas opiniões.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não podemos deixar estes loucos cortarem nada!

Rita Queiroz disse...

A PRAÇA DE MARINA FICOU MUITO BONITA!

Espero que o projeto que a prefeitura de Xangrilá tem para a nossa praça das aroeiras preserve nossas arvores, que foram plantadas por muitas mãos! Muitas das arvores que temos hoje foram doadas por amigos que acreditaram na nossa ideia de criar uma praça com muito verde em um lugar descampado!

Hoje existem varias especies de arvores nativas ´plantadas. Aprendemos com o tempo que só existe uma maneira de fazer algumas arvores vindo, essa maneira é plantar casuarinas e acássias da praia, essas são arvores que se desenvolvem bem com o vento e fazem uma copa que protege as arvores que esperamos que fiquem fortes e bonitas!!

Sei que o pessoal do prefeitura vai preservar nosso trabalho!

Rita Copetti de Queiroz!

Igor Terres disse...

Que perigo!
Intervenção do estado!!

Isso merece um post.

Beti Copetti disse...

Vamos com calma... devagar e sempre.

Wilson Mendes disse...

Primeiro erro:Cortar as casuarinas que davam sombra e proteção no verão.A passarela poderia ser construida sem que fossem cortadas as arvores.Imagine o local hoje,com os bancos e a sombra para nos proteger.Segundo erro: Não adianta construir,organizar e plantar, se não existir alguem cuidando. Vejam quantas palmeiras vingaram. O banco de madeira que existia desapareceu e os bancos de concreto,principalmente os da frente da praça estão quebrados,sdem falar nos brinquedos que a cada ano tem que ser consertados,quebrados por ação de vândalos.Resumo: Não adianta investir se não haver alguem cuidando,principalmente a noite das 18 as 24 horas.Já viram a proteção da porta principal do Quiosque?, faz mais de mês que está quebrada e atirada ao chão sem que ninguem tomasse qualquer providência.